O QUE É MURO DE ARRIMO

    Esse tipo de muro é construído para isolar o terreno e também tem como tarefa, suportar a terra. O muro de arrimo pode ser conhecido também pelo nome de muro de sustentação e é construído em um terreno para que aconteça o aterramento do mesmo para nivelá-lo e assim poder construir uma casa. É uma preparação do terreno para a construção.

    Há várias formas de construir um muro de arrimo e isso pode variar de construção para construção, pois vai depender muito do desnível do terreno.

    Mas geralmente esse tipo de muro é construído com concreto armado ou cerâmica, podendo ser feito inteiramente com concreto ou com blocos de cerâmica. Alguns muros de arrimo podem ser feitos também com pedras ou gabiões de pedra.

    Quando o desnível do terreno é para o fundo ou para uma das laterais, é preciso fazer o muro de arrimo. É preciso manter o terreno plano para que a construção de um imóvel ou qualquer outra construção possa ser realizada no local.

    Para que serve o muro de arrimo

    O muro serve como uma estrutura de estabilização, que é construído no chão para segurar o mesmo que possa estar inclinado e também para evitar erosão e a movimentação do solo. O muro precisa ser projetado com orifícios de infiltração para que a água do solo seja recolhida e também como forma de liberar a pressão adicional que é criada pela água acumulada e ajuda a manter o muro arrimo estável.

    Para terrenos que precisem de um corte, esse tipo de muro também pode ser usado, como por exemplo, quando temos uma escada. Para que essa escada seja construída, é preciso que as laterais da mesma estejam planas, pois se não houver o muro de arrimo para sustentar, a mesma ficará sem apoio nas laterais.


    [/vc_column_text]

    MURO DE GABIÃO

    Primeiramente, você com certeza já deve ter visto um muro de gabião na beira de uma estrada ou às margens de um rio. Ele se parece com um muro feito de pedras e é muito útil quando o objetivo é fazer a contenção de barragens e drenagem de água, inclusive em obras marítimas.

    Neste post você encontrará informações básicas sobre o muro de gabião, suas características, vantagens e desvantagens. Acompanhe e Entenda Antes de construir!

    O muro de Gabião e suas características

    Basicamente, o gabião vem da palavra italiana gabbione, que significa grande cesto contendo pedras e terra. Mas, esses grandes cestos já eram utilizados pelos egípcios que construíram grandes estruturas de contenção no rio Nilo com bambus trançados e cheio de pedras há cerca de 5.000 anos A.C.. Então os chineses também utilizavam a mesma técnica, há 1.000 anos A.C. Já no Brasil, o uso do muro de gabião começou a ser difundido a partir da década de 60 do século passado.

    Mas o muro de gabião nada mais é que uma estrutura composta por pedras empilhadas em gaiolas, que se parecem com cestos, de arame galvanizado e revestido de PVC.

    Ele possui características importantes, tais como:

    1. Drenante e permeável

    Sua estrutura possui “vazios” que torna o muro de gabião permeável. Assim, é possível a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.

    2. Estrutura flexível

    Por se tratar de uma estrutura flexível que suporta determinadas deformações sem correr o risco de romper, o muro de gabião pode ser instalado seguindo o formato do solo.

    3. Durável

    Sua estrutura formada por pedras e telas de galvanizado revestido com PVC são extremamente duráveis.

    4. Ecológico

    O muro de gabião é frequentemente usado em ambientes com matas preservadas, córregos, rios e lagos. Pois, ele não prejudica o crescimento da vegetação ao redor, já que possui frestas em sua estrutura.

    Abrir o WhatsApp
    Olá, como podemos ajudar?