O projeto de uma casa, seja ela pequena ou grande, necessita de um planejamento elétrico e hidráulico condizentes com a futura utilização do imóvel. Apesar de representarem uma parcela relativamente baixa no custo total do imóvel, a parte elétrica e hidráulica é feita com materiais de baixa qualidade que inevitavelmente irão gerar reclamações futuras, sejam elas dos donos do imóvel ou dos inquilinos.


    É importante que antes da execução da obra o proprietário busque profissionais qualificados e de confiança que possam elaborar um projeto elétrico e hidráulico que tenha uma boa durabilidade e possa ser facilmente substituído se necessário.

    A parte elétrica necessita de acompanhamento especial na sua elaboração por razões bem fundamentadas, escolher fios e cabos que suportem a tensão elétrica da região, alertar os proprietários sobre a voltagem dos equipamentos, efetuar um cabeamento que evite a propagação de incêndios ou curtos circuitos entre outras especificações técnicas e de segurança que de maneira geral estão aquém do conhecimento de leigos.


    A parte hidráulica em princípio parece menos complexa que a rede elétrica, no entanto isso é um grande engano por parte de alguns proprietários. A parte hidráulica quando mal feita costuma apresentar problemas após certo período, por isso muitos proprietários não percebem imediatamente problemas relacionados às tubulações, encanamento e sistema de esgoto. A presença de um encanador profissional é fundamental para uma boa distribuição hídrica em todos os cômodos como, por exemplo, banheiro, área de serviço e jardim.

    Abrir o WhatsApp
    Olá, como podemos ajudar?